domingo, 14 de outubro de 2007

Encontro de Educação do Instituto Pedro Schneider

Dia 15 de outubro de 2007: uma data marcante para a nossa escola. Estamos concretizando o Primeiro Encontro de Educação! Parabéns a todos que trabalharam para que isto acontecesse: as professoras Eliane e Morgana, a professora Andreia, coordenadora do curso, diretora Neusa e demais professores das Didáticas do Curso Normal.

21 comentários:

katiane coleraux disse...

Comentário:

Educação Bancária, é uma educação em partes mais tradicional tendo enfoco mudanças.Mas, que sejam inteiramente mudadas não só em um aspecto se somente mudamos nossa maneira de dar uma aula e não mudando o modo de avaliação acabará não sendo Educação Bancária.
E também não só obtendo um aula monótona mas,sim havendo sempre algo de diferente.


Katiane da silva coleraux

BrUnEtY disse...

DOCUMENTÁRIO SOBRE EDUCAÇÃO BANCÁRIA:


Bom achamos muito interessante, pois aprendemos a usar
Recursos diferentes de se trabalhar com a criança em sala de aula.Não usando somente o velho método tradicional (ex:uma criança atrás da outra).
Devemos usar diferentes tipos de recursos que chame atenção das crianças,conversando em rodas,dando tempo de uns trinta minutos para eles conversarem, mas não esquecendo que a professora deve conversar junto com eles mas algo que tenha a ver com o conteúdo não apenas uma conversa em vão.

Palestrante: Professora Eliane Kiss


Bruna Karoline Braun, turma:2208
Franciane Fagundes Brandão, turma:2208

Jaki disse...

Educação Bancária/ Educação não-bancária

Nas nossas práticas, vemos muitos métodos de educação, entre elas a bancária, citada por Paulo Freire. Nela o sujeito atua sobre o objeto, no caso, o professor sobre o aluno; o professor deposita seu conhecimento sobre o aluno. Nas nossas observações vimos muitos professores assim, na verdade, todos. Nenhum deles é inovador, nenhum deles propôs práticas novas de ensinar, uma metodologia diferente. Como a professora Eliane falou, não basta apenas mudar a disposição das classes em sala de aula para ser uma educação não-bancária, precisa-se sentar com os alunos e ter diálogo, apresentar a matéria e compartilhar com os alunos, fazendo nascer na sala de aula a interacionizarismo, isto é, o sujeito e o objeto atuam juntos, o professor e o aluno compartilhando conhecimento, saberes.
By Jaki e Esteban

Janis disse...

Educação Bancária – Educação não-bancária

Durante as nossas horas práticas vemos diferentes modos de educação, e, na maioria delas os professores usam educação bancária.
Educação bancária é quando o professor deposita todo o seu conhecimento para o seu aluno, e esse tipo de educação é muito usado pelos educadores hoje em dia. Nas escolas onde praticamos nossas horas, todos os professores usavam esse modo de ensino. Alguns deles até faziam atividades diferentes, olhavam filmes, faziam brincadeiras, conversavam, levavam brinquedos, mas na hora de passar o conteúdo, voltavam para o mesmo tipo de dinâmica. A professora Eliane nos propôs que na hora de passarmos o conhecimento para o aluno temos de diversificar a nossa forma de ensino, sentando-se com nossos alunos e tirando suas dúvidas, dialogando com os alunos. Quando mudamos a nossa forma de depositar o conhecimento para os alunos, passamos da educação bancária para a educação não-bancária.
Janis e Paola

brunety disse...

Encontro de Educação Pedrinho.


Educação Bancária: È a situação na qual não á diálogo entre professor e aluno,com isso o aluno não desenvolve seus conhecimentos e não evolui com o conteúdo.E sem o diálogo o conhecimento se torna uma prática ativista,onde falasse muito e entendesse pouco.

Educação não Bancária: É a situação na qual o diálogo se dá em torno do objeto a ser conhecido.A um preparo para o conhecimento do aluno se desenvolva e evolua.

Luanynha disse...

Com a vivência das práticas, vemos que a maneira tradicional de ensino é a que predomina em muitas salas de aula. As professoras pouco inovam em suas técnicas de levar o ensino aos alunos. A educação continua ainda muito tradicional como antigamente, o sujeito que detém o conhecimento nesta abordagem de ensino é o professor; este transmite o conhecimento para que os alunos, que neste conceito de ensino são como tabulas rasas, assimilem o conteúdo decorando conceitos e regras. O aluno é passivo nesta abordagem. Vemos que a educação ainda está muito tradicional, mesmo que, às vezes não percebemos.

Luana Gonçalves de Ponti e Renata Soares Cardoso.

Josielisinha disse...

Josiele-http://josielisinha.blogspot.com/

paola disse...

http://blogdapaola92.blogspot.com/

http://blogdajanis.blogspot.com/

Paola e Janis

brunety disse...

Bruna-http://brunetyps.blogspot.com/

Jaki disse...

Jaqueline S. Vieira.

Meu Blog..

http://blogjaki.blogspot.com/

@m@ndinh@ @ngel disse...

EDUCAÇãO BANCARIA É HUMA EDUCAÇÂO MONÓTONA.É HUMA ATIVIDADE MECÂNICA.O OBJETIVO É "COLOCADO NA MESA ENTRE OS DOIS SUJEITOS DO CONHECIMENTO"... PAULO FREIRE
NÓS FUTUROS PROFESSORES DEVEMOS TRABALHAR O LÚDICO COM AS CRIANÇAS .
BEIXINHOX BY MANA

Esteban disse...

Esteban
http://blogguantay.blogspot.com/

Cândy, Dê e Deby disse...

http://candydedeby.blogspot.com/

Luanynha disse...

http://luanynhagponti.blogspot.com

@m@ndinh@ @ngel disse...

MEU BLOG
http://@m@ndinh@ngel.blogspot.com

BrUnEtY disse...

brunynhabraun@gmail.com

Rita disse...

Educação Bancária é aquela em que o professor transmite e o aluno recebe.
Nela o professor deixa o aluno por "conta" e não o estimula pra nada. Aliás, o próprio professor não reconhece o que está fazendo.
É uma educação digamos que errada, pois o professor não estimulando e nem interagindo corretamente com o aluno a aula se torna uma bagunça.
Hoje em dia a educação é mais voltada para a Bancária, pois tem professoras que dão aula somente peko dinheiro, não por amor ou prazer. pra muitas dar aula se torna um hábito muito constante, vira rotina, e se não é feito com amor acaba que muitas se enjoam e acabam não se importando mais com seus alunos.
A palestra foi muito satisfatória!

LisyConsul disse...

Foi bastante interessante, as Palestras que foram realizadas hoje pela manhã, sobre Legislação e Educação Bancária.

Lisy e Bruna
2109 e 2110

Théfy=* disse...

Hoje pela manha tivemos a oportunidade de participar da palestra com a profe Eliane que nos trouxe um pouco sobre educação bancária.Isso acontece quando o professor é apenas um transmissor de conhecimento, como muitas vezes vimos nas escolas que monitoramos, onde o professor é um ser distante, que "entope" o aluno de materia, não dando oportunidade de dialogo. Mas nós futuros educadores estamos aprendendo a real importancia do professor, como podemos ver no interacionismo, onde ambos, professor e aluno, interagem. Juntos constroem o conhecimento.
Enfim, a palestra foi muito boa, pois acredito que tenha despertado em cada futuro educador a vontade de ser diferente, levando para a sala de aula novos recursos que motivem os alunos a estudarem e serem ótimos cidadãos.

Mai & Carol disse...

Gostamos da palestra sobre Educaçao Bancaria, pois vimos que em muitas situaçoes a Educaçao Bancaria nao seria "legal" de ser aplicada.
com certeza foi muito proveitosa para nos futuras professoras.

E desejamos a todas os professores um FELIZ DIA DOS PROFESSORES.
pois muitas vezes somos birrentos mas a gente reconhece o que fazem por nós.

Maiara Magri; Caroline Silva

Jociane Antunes disse...

NA EDUCAÇÃO BANCÁRIA OCORRE O SEGUINTE: O ALUNO RECEBE O QUE FOI TRANSMITIDO PELO PROFESSOR.
DEVE OCORRER DIÁLOGO ENTRE O PROFESSOR E O ALUNO PARA QUE O ALUNO DESENVOLVA SEUS CONHECIMENTOS E EVOLUA COM O CONTEÚDO QUE O PROFESSOR TRANSMITE